COMO COMPRAR O FORNO IDEAL PARA A SUA COZINHA


No momento de decidir que forno comprar, além do factor estético, deverá ter em conta os seus hábitos de cozinha e o estilo de vida que leva. Qual a frequência de uso que o forno terá e para quantas pessoas irá cozinhar no seu dia-a-dia.

A primeira questão fundamental é saber se procura um forno de encastre ou de livre instalação.

Os fornos de encastre são concebidos especialmente para serem instalados em mobiliário de cozinha apropriado, possuindo uma gama de dimensões padronizadas, bem como sistemas de refrigeração e evacuação apropriados para o efeito.

Os produtos de livre instalação são concebidos para serem instalados num espaço livre das respectivas divisões, podendo, no entanto, ser parcialmente integrados em bancadas de cozinha e noutros espaços, desde que possuam as dimensões adequadas para o efeito.

Existem vários tipos de fornos:

  • Energia: Gás ou Eléctrico
  • Funcionalidade: Estático, Ventilado, Multifunções, Pirolítico ou Vapor.

Um forno estático será suficiente para as necessidades dos clientes que utilizem regularmente as funcionalidades básicas. Os fornos estáticos têm apenas três funções de cozinhado: superior, inferior e ambos.
Os chamados fornos multifunções apresentam mais funcionalidades, normalmente entre 7 e 12 funções, através da combinação de quatro fontes de calor (superior, inferior, traseira e grill) com os demais elementos de funcionamento (ventilação, descongelamento, espeto, etc.).

Diferença entre o sistema de auto-limpeza catalítico e o pirolítico 
Antes de mais, convém referir que os termos catalítico e pirolítico dizem apenas respeito ao sistema de limpeza automática do forno, não apresentando diferenças substânciais a outros níveis.
Actualmente, o sistema ideal para auto-limpeza é o pirolítico.

Sistema pirolítico: este sistema aquece o interior do forno a temperaturas muito elevadas, queimando as gorduras e removendo toda a sujidade existente. Por vezes o processo de limpeza pode originar algumas cinzas da sujidade destruída. Nesses casos, é necessário passar um pano húmido no final da limpeza.
Ao contrário do sistema catalítico, o pirolítico não necessita da substituição regular de placas e outras peças que compõem o sistema de limpeza.
Caso surjam riscos no interior oriundos de produtos de limpeza mais abrasivos (não recomendados) a eficácia do sistema de limpeza pirolítico poderá baixar.

Sistema catalítico: O sistema de limpeza catalítico possui duas placas que capturam gorduras e outras sujidades no interior do forno. Após a captura, o programa de auto-limpeza encarrega-se de destruir estes resíduos.
Apesar de prático, este sistema é precisa de alguma manutenção, já que é necessário proceder a substituição das placas dentro de um intervalo de tempo definido pelo fabricante para cada modelo.

CONHEÇA OS NOSSOS FORNOS


Forno
Forno ELECTROLUX EOB2200BAX
Forno 60 cm multifunções InfiSpaceTM-74L 6 tipos de aquecimento, 3 níveis de cozedura Classe energética A Ventilador de arrefecimento Inox com tratamento anti-dedadas
392,45
COMPRAR
Forno
Forno ZANUSSI ZOB22601WK
Forno multifunções de 74 Litros 6 programas, 3 níveis de cozedura Comando por botões fixos, conta-minutos (desliga o forno) Inox, A-10% Acqua cleaning Ventilador de arrefecimento 2 vidros na porta
284,30
COMPRAR